Pular para o conteúdo
banner-sao-joao-curso-mobile

Ministério da Cultura e Enercan - Campos Novos Energia S.A. apresentam: Projeto: São João na Nossa Tradição II – PRONAC 233642

logo-2ed-sao-joao-na-nossa-tradicao-sem-bg

Curso presencial: Identidade Cultural nas Festas Juninas

📅 09 e 10 de Maio de 2024  🕗 Das 8h-12h e 13h-17h
📍Local: Celeiro da Tradição - Campos Novos
Rua Silvio Neves Bleyer, 188 - Bairro Santo Antônio

O Curso Identidade Cultural nas Festas Juninas é uma das ações do projeto São João na Nossa Tradição – PRONAC 233642, aprovado pelo Ministério da Cultura pela Lei de Incentivo à Cultura, com produção do Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição, patrocínio da Enercan - Campos Novos Energia S.A. e apoio de várias entidades culturais.

A proposta do curso é primeiramente apresentar os aspectos antropológicos, religiosos e folclóricos dos Festos Rurais em geral - a inserção e fixação das Festas Juninas na cultura brasileira e na cultura regional, especialmente nas plagas com identidade cultural gauchesca, com momentos que evidenciam a história do festejo em Campos Novos, terra que a Igreja Católica batizou São João dos Campos Novos nos alvores do século XIX.

Em seguida, e de forma bastante aprofundada, a exposição do festejo no contexto escolar, “terra” hoje, onde essa representação de festa rural surge em todo mês de junho no currículo educacional-cultural e social.

49bcb4b1-2748-41fb-989a-b30c0b2598d1

Justificativa

Pertinente mencionar a forma como as Festas Juninas vêm sendo realizadas na escola. Salvo raras exceções, onde se evidenciam a identidade cultural da gente do campo de todo Brasil ou de regiões distintas, vê-se um verdadeiro “pandemônio” onde o “sujo”, o “rasgado” e o “remendado”, o “bêbado” ... são utilizados como personas de uma suposta “cultura junina”. Se o objetivo é considerar os festejos comunitários de uma sociedade intimamente ligada com a vida rural, não se prestam, principalmente em instituições de ensino, a depreciação fantasiosa e caricata dessa gente – é um desserviço à própria educação cultural!

Vemos, nesse sentido, um necessidade de capacitar a comunidade escolar sobre os aspectos culturais que são envolvidos nas Festas juninas, tomando por ponto de partida a história da cultura brasileira, a história da região em que vivemos e sua identidade cultural e na história dessas festas no ambiente escolar, tirando como fundamental o estudo da obra A produção do Fracasso Escolar da autora Maria Helena Souza Patto, em textos que trazem subsídios para o melhor entendimento possível de todo o processo perpassado nessa comunidade e cristalizado pela tradição escolar.

WhatsApp Image 2024-03-08 at 11.00.20 (1)

Conhecer a história da festa em seu purismo, os elementos que constituíram a transfiguração da gente rural em caricatura, o contexto de identidade cultural regional brasileira e de modo especial da identidade cultural de Campos Novos, certamente trará novos olhares para formas mais construtivas de reverenciar a nossa terra, nossa gente e sua identidade aos festar o São João.
O que se sabe sobre as danças, os trajes, a culinária, a música e a vivência nas Festas de São João em Campos Novos? Quantas exposições, cursos, documentários, espetáculos e outras formas de divulgação são feitas para salvaguardá-la como patrimônio cultural da nossa gente? Existem matérias que subsidiem os trabalhos pedagógicos dos nossos professores sobre a festa em nossa Identidade Cultural?

É preciso conhecer para querer bem!

Não há como defender algo que não se conhece. Então, estamos oferecendo um momento para se conhecer melhor a Festa de São João, considerando a história e a identidade Cultural, sem fantasias, sem “disse-que-disse” e longe de palpites infundados.
A nossa cultura está aí, debaixo do nosso nariz e precisamos preserva-la, pois só se sabe de um povo e sua história, pela preservação de seus costumes. O mundo globalizado e a mídia cultural trazem coisas boas, mas a ausência de consciência do que é nosso pode pôr em risco a nossa própria identidade.

WhatsApp Image 2024-03-08 at 11.00.21

Objetivo

Oferecer um Curso de Capacitação de 16h para professores, diretores, estudantes de pedagogia, entidades culturais, e demais interessados – portando, aberto ao público em geral – sobre as Festas Juninas e Identidade Cultural, com uma programação que envolve todo o contexto sobre os festejos em seu ambiente puro ou de projeção.

Conteúdo Pedagógico

- O que é Festa?
- Breve história das Festas Juninas no Brasil.
- A parte religiosa.
- A parte profana.
-- Danças;
-- Música;
-- Poética;
-- Jogos;
-- Simpatias;
- Símbolos Folclóricos:
-- Fogueiras;
-- Mastro;
-- Bandeirolas;
-- Bandeirinhas;
-- Outros símbolos;
- A culinária;
- A importância dos trajes: Personificação e caricatura do homem rural.
-- O Caipira;
-- O Gaúcho;
-- O Sertanejo;
-- O Nordestino;

- Festas Juninas na Escola;
- Jeca Tatú – o poder de um mito (Leitura crítica do texto de: A produção do Fracasso Escolar, de Maria Helena Souza Patto);
- Identidade Cultural nos festejos juninos, regionalidade e a falsificação da cultura;
- O universal e o regional: Tradição, Folclore e a Carnavalização das Festas Brasileiras;
- São João dos Campos Novos:
-- Pertencimento;
-- Preservação;
-- Prosperidade;
- Prática de Danças de Projeção Folclórica.

curso capacitacao 01

Palestrante: Giovani Primieri

Giovani Primieri

Instrutor de Danças Tradicionais e Folclóricas, escritor, declamador, figurinista e produtor cultural. Giovani transita em muitos meios culturais especialmente no Movimento Tradicionalista Gaúcho produzindo grandes projetos que destacam a arte do nosso povo.

Com mais de 20 anos atuando na área artístico-cultural realiza cursos, palestras e produções para a promoção da Identidade Cultural.

Autor do Livro: Indumentária Gaúcha – Dos Bailes Antigos aos Tablados – obra com mais de 500 páginas lançada pelo Ministério da Cultura. É instrutor de Danças Tradicionais desde 2003 e já foi Campeão Catarinense e Vice-Campeão Nacional de Declamação Gaúcha. Trabalha também como figurinista de muitos grupos com várias premiações de destaque na indumentária;

Faça sua inscrição gratuita no formulário abaixo:

Os participantes com 75% de aproveitamento receberão certificado com registro do Instituto Humaniza. As inscrições vão até o dia 02 de maio de 2024.

Confira as imagens da Exposição de Fotos Antigas:

barra-apoiadores-festa-sao-joao-na-nossa-tradicao-2ed