Pular para o conteúdo

Ministério da Cultura e Instituto Sicoob apresentam: Projeto: São João na Nossa Tradição – PRONAC 220404

cabecalho-curso-identidade-cultural

Ministério da Cultura e Instituto Sicoob apresentam: Projeto: São João na Nossa Tradição – PRONAC 220404

logo-sao-joao-na-nossa-tradicao

Curso: Identidade Cultural nas Festas Juninas

📅 04 e 05 de Maio de 2023  🕗 Das 8h-12h e 13h-17h
📍Local: Celeiro da Tradição - Campos Novos
Rua Silvio Neves Bleyer, 188 - Bairro Santo Antônio

O Curso Identidade Cultural nas Festas Juninas é uma das ações do projeto São João na Nossa Tradição – PRONAC 220404, aprovado pelo Ministério da Cultura pela Lei de Incentivo à Cultura, com produção do Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição, patrocínio do Instituto Sicoob e apoio de várias entidades culturais.

A proposta do curso é primeiramente apresentar os aspectos antropológicos, religiosos e folclóricos dos Festos Rurais em geral - a inserção e fixação das Festas Juninas na cultura brasileira e na cultura regional, especialmente nas plagas com identidade cultural gauchesca, com momentos que evidenciam a história do festejo em Campos Novos, terra que a Igreja Católica batizou São João dos Campos Novos nos alvores do século XIX.

Em seguida, e de forma bastante aprofundada, a exposição do festejo no contexto escolar, “terra” hoje, onde essa representação de festa rural surge em todo mês de junho no currículo educacional-cultural e social.

celeiro-tradicao-festa-junina-pau-de-fitas

Justificativa

Pertinente mencionar a forma como as Festas Juninas vêm sendo realizadas na escola. Salvo raras exceções, onde se evidenciam a identidade cultural da gente do campo de todo Brasil ou de regiões distintas, vê-se um verdadeiro “pandemônio” onde o “sujo”, o “rasgado” e o “remendado”, o “bêbado” ... são utilizados como personas de uma suposta “cultura junina”. Se o objetivo é considerar os festejos comunitários de uma sociedade intimamente ligada com a vida rural, não se prestam, principalmente em instituições de ensino, a depreciação fantasiosa e caricata dessa gente – é um desserviço à própria educação cultural!

Vemos, nesse sentido, um necessidade de capacitar a comunidade escolar sobre os aspectos culturais que são envolvidos nas Festas juninas, tomando por ponto de partida a história da cultura brasileira, a história da região em que vivemos e sua identidade cultural e na história dessas festas no ambiente escolar, tirando como fundamental o estudo da obra A produção do Fracasso Escolar da autora Maria Helena Souza Patto, em textos que trazem subsídios para o melhor entendimento possível de todo o processo perpassado nessa comunidade e cristalizado pela tradição escolar.

danca-festa-junina-criancas-celeiro-tradicao

Conhecer a história da festa em seu purismo, os elementos que constituíram a transfiguração da gente rural em caricatura, o contexto de identidade cultural regional brasileira e de modo especial da identidade cultural de Campos Novos, certamente trará novos olhares para formas mais construtivas de reverenciar a nossa terra, nossa gente e sua identidade aos festar o São João.
O que se sabe sobre as danças, os trajes, a culinária, a música e a vivência nas Festas de São João em Campos Novos? Quantas exposições, cursos, documentários, espetáculos e outras formas de divulgação são feitas para salvaguardá-la como patrimônio cultural da nossa gente? Existem matérias que subsidiem os trabalhos pedagógicos dos nossos professores sobre a festa em nossa Identidade Cultural?

É preciso conhecer para querer bem!

Não há como defender algo que não se conhece. Então, estamos oferecendo um momento para se conhecer melhor a Festa de São João, considerando a história e a identidade Cultural, sem fantasias, sem “disse-que-disse” e longe de palpites infundados.
A nossa cultura está aí, debaixo do nosso nariz e precisamos preserva-la, pois só se sabe de um povo e sua história, pela preservação de seus costumes. O mundo globalizado e a mídia cultural trazem coisas boas, mas a ausência de consciência do que é nosso pode pôr em risco a nossa própria identidade.

celeiro-tradicao-danca-de-roda

Objetivo

Oferecer um Curso de Capacitação de 16h para professores, diretores, estudantes de pedagogia, entidades culturais, e demais interessados – portando, aberto ao público em geral – sobre as Festas Juninas e Identidade Cultural, com uma programação que envolve todo o contexto sobre os festejos em seu ambiente puro ou de projeção.

Conteúdo Pedagógico

- O que é Festa?
- Breve história das Festas Juninas no Brasil.
- A parte religiosa.
- A parte profana.
-- Danças;
-- Música;
-- Poética;
-- Jogos;
-- Simpatias;
- Símbolos Folclóricos:
-- Fogueiras;
-- Mastro;
-- Bandeirolas;
-- Bandeirinhas;
-- Outros símbolos;
- A culinária;
- A importância dos trajes: Personificação e caricatura do homem rural.
-- O Caipira;
-- O Gaúcho;
-- O Sertanejo;
-- O Nordestino;

- Festas Juninas na Escola;
- Jeca Tatú – o poder de um mito (Leitura crítica do texto de: A produção do Fracasso Escolar, de Maria Helena Souza Patto);
- Identidade Cultural nos festejos juninos, regionalidade e a falsificação da cultura;
- O universal e o regional: Tradição, Folclore e a Carnavalização das Festas Brasileiras;
- São João dos Campos Novos:
-- Pertencimento;
-- Preservação;
-- Prosperidade;
- Prática de Danças de Projeção Folclórica.

festa-junina-pau-de-fitas-celeiro-tradicao-ctg

Galeria de Imagens do Curso de Capacitação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

barra-apoiadores-festa-sao-joao-na-nossa-tradicao