Pular para o conteúdo

Ministério da Cultura apresenta:

PRONAC 220404

Pilchas-e-Encilhas-logo

Currículo dos Palestrantes

edineia-pereira-da-silva

Edinéia Pereira da Silva – Brusque/SC

Historiadora, Pesquisadora, Design de Moda, Especializada em História Cultural, Mestre em História e Doutora em História. Atua como Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa extensão e Cultura e como docente nos cursos de Design de Moda e Arquitetura e Urbanismo e na área de gestão universitária no Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE. Tem experiência na área de História Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, moda, indumentária, têxtil, identidade, tradição e memória.

henrique-fagundes-da-costa

Henrique Fagundes da Costa – Porto Alegre/RS

Veterinário, pesquisador de costumes gaúchos, em especial da cultura equestre. É autor dos livros: Influência e Passo Real do Candiota. Criador do primeiro Concurso de Aperos Crioulos de uso tradicional de Bagé em 2009. Participa de inúmeros Concursos de Aperos de uso tradicional. Integrante da Comissão de Cultura da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos. 2018-2020. Trabalhou na pesquisa e roteiro da série Influências – A Formação da Identidade do Gaúcho, produzida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Henrique é ativo nas funções de pesquisador e divulgador das coisas que retratam identidade gaúcha.

valter-fraga-nunes

Valter Fraga Nunes - Viamão/RS

Biólogo e Mestre em Botânica pela UFRGS; associado correspondente da Academia Sorocabana de Letras; membro da Comissão Gaúcha de Folclore; autor de diversas publicações de artigos em livros, revistas, jornais relacionados ao Tropeirismo; participação com palestras, oficinas, exposição, etc., em vários eventos nacionais e internacionais sobre Tropeirismo; idealizadores do Projeto Pedagógico e Cultural “Tropeirismo nas Escolas”; mais de 40 anos no Movimento Tradicionalista, com foco, principalmente nos usos e costumes do gaúcho, sendo nos últimos 20 anos, dedicados ao Tropeirismo; fundador e vice-presidente do Fórum Permanente de Cultura de Viamão; criador de Asininos e Muares.

marco-aurelio-angeli-zoreia

Marco Aurélio Angeli - Taquara/RS

Produtor Rural; associado correspondente da Academia Sorocabana de Letras; membro da Comissão Gaúcha de Folclore; autor de diversas publicações de artigos em livros, revistas, jornais relacionados ao Tropeirismo; participação com palestras, oficinas, exposição, etc., em vários eventos nacionais e internacionais sobre Tropeirismo. idealizador do Projeto Pedagógico e Cultural “Tropeirismo nas Escolas”; mais de 50 anos no Movimento Tradicionalista, com foco, principalmente nos usos e costumes do gaúcho, sendo nos últimos 30 anos, dedicados ao Tropeirismo.; Cavaleiro Bento Gonçalves – ORCAV/RS – MTG/RS; Comenda João de Barro – MTG/RS; Coordenador da 22ª Região Tradicionalista do MTG/RS – Gestão 2015; Conselheiro do MTG/RS 2016/2017 e 2021/2022; Vice-Presidente da ORCAV/RS 2017 e 2021/2022; criador e domador de asininos e muares a mais de trinta anos.

Felipe-Boniatti-Vazzata

Felipe Boniatti Vazzata – Caxias do Sul/RS

Engenheiro mecânico com Especialização em Gestão de Pessoas e Empresas. Pesquisador, colecionador de aperos gaúchos. Felipe se dedica à preservação de peças antigas autênticas da Encilha Gaúcha.

gabriela-haas-bigaton

Gabriela Haas Bigaton – Espumoso/RS

Diretora do FEGADAN – MTG/RS, Instrutora de Danças Gaúchas com grande vivência tradicionalista e cultural. Participou de inúmeros cursos com o folclorista J.C. Paixão Côrtes. Gabriela é uma das fundadoras do Conjunto Folclórico os Riograndenses. Fez parte da comissão avaliadora de diversos eventos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, tendo participado em mesas julgadoras com Paixão Côrtes. Representou o Brasil em festivais de folclore em diversos países, como: Paraguai, Uruguai, Peru, Portugal e França. É especialista em Indumentária Gaúcha tendo palestrado diversas vezes sobre o tema.

paulo-cesar-bigaton

Paulo César Bigaton – Espumoso/RS

Iniciou sua trajetória na dança gaúcha no ano de 1990. Com participação em mais de 40 cursos de indumentária e danças gaúchas, ministrado pelo folclorista J.C. Paixão Côrtes. Avaliador desde 1999, com experiência no FEPART, FECART, Rodeio Internacional de Vacaria, FEGADAN, Rodeio Nacional de Abdon Batista e Festivais artísticos diversos. Foi um dos fundadores do Conjunto Folclórico os Riograndenses. Conquistou premiações significativas em festivais e rodeios dos três estados do sul do Brasil. Participando também em festivais internacionais de folclore no Paraguai, Uruguai, Peru, Portugal e França.

Giovani Primieri

Giovani Primieri – Campos Novos/SC

Pesquisador, Estilista, Produtor Cultural, Instrutor de Danças, Declamador e Tradicionalista Gaúcho. Giovani transita pelos vários seguimentos tradicionalistas buscando auxiliar o movimento cultural como um todo. Autor do Livro: Indumentária Gaúcha – Dos Bailes Antigos aos Tablados. Presta consultoria de criação de indumentária para vários grupos dos três Estados sulinos. É patrão do Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição, Coordenador Geral do Rodeio Artístico de Abdon Batista e do Celeiro da Poesia. Instrui dança gaúcha no CF Celeiro da Tradição de Campos Novos e no CF Flor de Ipê de Abdon Batista.

Camada-7

@ Celeiro da Tradição | 2022 | Todos os direitos reservados.

celeirodatradicao.com.br