O Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição realizou nos dias 09 e 10 de maio o “Curso Festas Juninas e Identidade Cultural”, uma ação que faz parte do Projeto São João da Nossa Tradição II, viabilizado pelo Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, com Coordenação Técnica do Instituto Humaniza, Patrocínio da Enercan – Campos Novos Energia S.A. e apoio de várias entidades culturais.
O evento aconteceu na sede da Entidade em Campos Novos, com a participação de professores e agentes culturais de Campos Novos e Região.
A programação envolveu todo o contexto sobre os festejos em seu ambiente puro ou de projeção, apresentando os aspectos antropológicos, religiosos e folclóricos dos Festos Rurais em geral – com momentos que evidenciaram a história do festejo em Campos Novos, terra que a Igreja Católica batizou São João dos Campos Novos nos alvores do século XIX.
“Levar informação fundamentada e promover a reflexão sobre o papel das Festas Juninas na sociedade, principalmente no ambiente escolar que é onde ela é mais difundida atualmente, a mensagem e as referências que, como educadores e agentes culturais oferecemos aos nossos alunos com a disseminação de costumes que sequer fazem parte de nossa identidade cultural e tão pouco representam a essência do homem do campo em dia festivo, foi sem dúvida o ponto forte desse curso. Tenho certeza que aos poucos, apesar de todos os desafios existentes, cada participante vai encontrar uma forma de propagar o que aqui aprendeu colaborando dessa forma com a o resgate de nossa verdadeira identidade cultural, preservando os aspectos culturais das Festas Juninas”, destaca Giovani Primieri, palestrante do curso.
Com carga horária de 16 horas, os participantes também tiveram a oportunidade de aprender na prática danças que representam a identidade cultural de nossa região e que podem ser incluídas e apresentadas nas Festas Juninas, promovendo a valorização dos aspectos culturais que verdadeiramente nos representam.