Ministério da Cultura e Instituto Sicoob apresentam: Projeto: São João na Nossa Tradição – PRONAC 220404
O Curso Identidade Cultural nas Festas Juninas é uma das ações do projeto São João na Nossa Tradição – PRONAC 220404, aprovado pelo Ministério da Cultura pela Lei de Incentivo à Cultura, com produção do Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição, patrocínio do Instituto Sicoob e apoio de várias entidades culturais.
A proposta do curso é primeiramente apresentar os aspectos antropológicos, religiosos e folclóricos dos Festos Rurais em geral - a inserção e fixação das Festas Juninas na cultura brasileira e na cultura regional, especialmente nas plagas com identidade cultural gauchesca, com momentos que evidenciam a história do festejo em Campos Novos, terra que a Igreja Católica batizou São João dos Campos Novos nos alvores do século XIX.
Em seguida, e de forma bastante aprofundada, a exposição do festejo no contexto escolar, “terra” hoje, onde essa representação de festa rural surge em todo mês de junho no currículo educacional-cultural e social.
Justificativa
Pertinente mencionar a forma como as Festas Juninas vêm sendo realizadas na escola. Salvo raras exceções, onde se evidenciam a identidade cultural da gente do campo de todo Brasil ou de regiões distintas, vê-se um verdadeiro “pandemônio” onde o “sujo”, o “rasgado” e o “remendado”, o “bêbado” ... são utilizados como personas de uma suposta “cultura junina”. Se o objetivo é considerar os festejos comunitários de uma sociedade intimamente ligada com a vida rural, não se prestam, principalmente em instituições de ensino, a depreciação fantasiosa e caricata dessa gente – é um desserviço à própria educação cultural!
Vemos, nesse sentido, um necessidade de capacitar a comunidade escolar sobre os aspectos culturais que são envolvidos nas Festas juninas, tomando por ponto de partida a história da cultura brasileira, a história da região em que vivemos e sua identidade cultural e na história dessas festas no ambiente escolar, tirando como fundamental o estudo da obra A produção do Fracasso Escolar da autora Maria Helena Souza Patto, em textos que trazem subsídios para o melhor entendimento possível de todo o processo perpassado nessa comunidade e cristalizado pela tradição escolar.
Conhecer a história da festa em seu purismo, os elementos que constituíram a transfiguração da gente rural em caricatura, o contexto de identidade cultural regional brasileira e de modo especial da identidade cultural de Campos Novos, certamente trará novos olhares para formas mais construtivas de reverenciar a nossa terra, nossa gente e sua identidade aos festar o São João.
O que se sabe sobre as danças, os trajes, a culinária, a música e a vivência nas Festas de São João em Campos Novos? Quantas exposições, cursos, documentários, espetáculos e outras formas de divulgação são feitas para salvaguardá-la como patrimônio cultural da nossa gente? Existem matérias que subsidiem os trabalhos pedagógicos dos nossos professores sobre a festa em nossa Identidade Cultural?
É preciso conhecer para querer bem!
Não há como defender algo que não se conhece. Então, estamos oferecendo um momento para se conhecer melhor a Festa de São João, considerando a história e a identidade Cultural, sem fantasias, sem “disse-que-disse” e longe de palpites infundados.
A nossa cultura está aí, debaixo do nosso nariz e precisamos preserva-la, pois só se sabe de um povo e sua história, pela preservação de seus costumes. O mundo globalizado e a mídia cultural trazem coisas boas, mas a ausência de consciência do que é nosso pode pôr em risco a nossa própria identidade.
Conteúdo Pedagógico
- O que é Festa?
- Breve história das Festas Juninas no Brasil.
- A parte religiosa.
- A parte profana.
-- Danças;
-- Música;
-- Poética;
-- Jogos;
-- Simpatias;
- Símbolos Folclóricos:
-- Fogueiras;
-- Mastro;
-- Bandeirolas;
-- Bandeirinhas;
-- Outros símbolos;
- A culinária;
- A importância dos trajes: Personificação e caricatura do homem rural.
-- O Caipira;
-- O Gaúcho;
-- O Sertanejo;
-- O Nordestino;
- Festas Juninas na Escola;
- Jeca Tatú – o poder de um mito (Leitura crítica do texto de: A produção do Fracasso Escolar, de Maria Helena Souza Patto);
- Identidade Cultural nos festejos juninos, regionalidade e a falsificação da cultura;
- O universal e o regional: Tradição, Folclore e a Carnavalização das Festas Brasileiras;
- São João dos Campos Novos:
-- Pertencimento;
-- Preservação;
-- Prosperidade;
- Prática de Danças de Projeção Folclórica.