O Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição, sabendo da importância em salvaguardar o patrimônio cultural imaterial de sua terra e sua gente, traz o projeto São João na Nossa Tradição. Um trabalho que tem por missão o resgate dos aspectos da nossa Identidade Cultural nos festejos juninos.
A Identidade Cultural da região de Campos Novos está intimamente ligada aos costumes gaúchos evidenciado na forma de falar, na culinária, nos festejos e nas indumentárias utilizadas em tempos que a globalização ainda não atingia as plagas dos Campos Novos de São João Batista.
O projeto realiza pesquisa histórica, evidenciando imagens de festejos antigos onde a cultura regional era bastante evidente por não ter influências de outras regiões, além de proporcionar exposições, aulas de dança, cursos de capacitação em festas juninas para professores, reconstituição de peças da indumentária regional e um grande espetáculo de danças tradicionais dos tempos de antigamente, com muita música, animação e poesia.
Acreditamos que a Festa de São João Batista, além de ser um culto religioso, se estende à cultura popular, onde a igreja, os festeiros e a comunidade em geral movimentam-se animadamente para festejar o prenunciador de Jesus e a cultura rural brasileira, esta, que por sua vez traz elementos cristalizados em tradições e folclore regional.
Das tantas culturas que o Brasil tem, a cultura gaúcha, evidente na Identidade Cultural camponovense, se faz de um colorido especial nas Festas Juninas de São João, Santo Antônio e São Pedro. Homens de bombacha, dançam as nossas “marcas dos antigamentes”, tomam bugio para esquentar o corpo da friagem e comem o pinhão plantado pela gralha-azul.
Se fores à uma Festa Junina no Nordeste, não verás gente de bombacha, tomando chimarrão e dançando vanerão! Tudo porque os nordestinos sabem e muito bem dar valor aos seus costumes culturais.
O caipira paulista, personificado por Monteiro Lobato na figura do Jeca Tatu, e jocosamente representado pelo grande artista Mazzaroppi também é outro tipo cultural brasileiro que merece maior respeito. A sua personificação ridícula em trapos e farrapos evidencia que não conhecemos bem a sua beleza e o colocamos, por vezes, de um modo representativo inferior à sua imagem social festiva.
Cada região tem sua cultura, e ao preservá-la, criará um maior pertencimento ao que é seu, capaz de motivar a capacitação de trabalho e a prosperidade turística, evidenciando a Festa de São João como patrimônio cultural imaterial de sua terra e sua gente!
Temos nossas danças, nossas músicas, nosso jeito de falar e de vestir, e queremos mostrar isso aos nossos visitantes... o orgulho que temos pelo que somos e pelo que sabemos fazer!
E viva São João! E viva o padroeiro! E viva São João! Dê-lhe gaita seu gaiteiro!
Espetáculo de Danças: São João na Nossa Tradição
O Celeiro da Tradição vai trazer um grande espetáculo de Danças Tradicionais, Música e Poesias para festejarmos o São João com a nossa cultura.
Serão duas horas de espetáculo com 25 danças antigas, interpretadas por mais de 100 dançarinos, música e poesia.
Haverá também a Exposição de Fotos Antigas das Festas de São João em Campos Novos
Participe deste grande momento de muita arte, tradição e reflexão!
Haverá uma carreata com saída da Igreja Matriz São João Batista após a missa no dia 17 de junho às 20h em direção ao Galpão Crioulo.
Galeria de Fotos Antigas
Confira algumas fotos antigas das Festas de São João. Essas foram recolhidas de uma campanha e estão em exposição durante os dias da festa. Todo material será doado para a Fundação Cultural Camponovense e ficará disponível das instituições que queiram expor futuramente.