Palestrante: Valter Fraga Nunes
Viamonense, Biólogo, Mestre em Botânica e Sócio Correspondente da Academia Sorocabana de Letras. Mais de 40 anos no Movimento Tradicionalista, com foco, principalmente nos usos e costumes do gaúcho, sendo nos últimos 20 anos dedicados ao Tropeirismo. Participação com palestras, oficinas, exposição, etc., em vários eventos nacionais e internacionais sobre Tropeirismo. Várias publicações de artigos em livros, revistas, jornais relacionados ao Tropeirismo. Responsável, juntamente com Marco Aurélio Angeli, pelo Projeto Pedagógico e Cultural “Tropeirismo nas Escolas”. Criador de Asininos e Muares.
Palestrante: Paulo Cesar Bigaton
Iniciou sua trajetória na dança gaúcha no ano de 1990. Com participação em mais de 40 cursos de indumentária e danças gaúchas, ministrado pelo folclorista J.C. Paixão Côrtes. Avaliador desde 1999, com experiência no FEPART, FECART, Rodeio Internacional de Vacaria, FEGADAN, Rodeio Nacional de Abdon Batista e Festivais artísticos diversos. Foi um dos fundadores do Conjunto Folclórico os Riograndenses. Conquistou premiações significativas em festivais e rodeios dos três estados do sul do Brasil. Participando também em festivais internacionais de folclore no Paraguai, Uruguai, Peru, Portugal e França.
Palestrante: Marco Aurélio Angeli
Natural de Taquara/ RS. Produtor Rural; associado correspondente da Academia Sorocabana de Letras; membro da Comissão Gaúcha de Folclore; autor de diversas publicações de artigos em livros, revistas, jornais relacionados ao Tropeirismo; participação com palestras, oficinas, exposição, etc., em vários eventos nacionais e internacionais sobre Tropeirismo. idealizador do Projeto Pedagógico e Cultural “Tropeirismo nas Escolas”; mais de 50 anos no Movimento Tradicionalista, sendo nos últimos 30 anos, dedicados ao Tropeirismo.; Cavaleiro Bento Gonçalves – ORCAV/RS – MTG/RS; Comenda João de Barro – MTG/RS; Coordenador da 22ª RT do MTG/RS – Gestão 2015; Conselheiro do MTG/RS 2016/2017 e 2021/2022; Vice-Presidente da ORCAV/RS 2017 e 2021/2022; criador e domador de asininos e muares a mais de trinta anos.
Palestrante: Cristiano Barbosa da Silva
Natural de Vacaria – RS, residente no município de Antônio Prado – RS. Autor dos Livros: Tropeirismo Biriva: História, Canto e Danças – 2016; Bailar Gaúcho - Entre a Técnica e o Sentir – 2017; Valsas e Valsados de Anigamente – 2018; Nossas Lendas de pai para filho – 2019; Ensaios sobre o Povo Gaúcho, Folclore, Religiosidade, Costumes e Bailes – 2020; Paese Nuovo, 30 anos, 2021. Conselheiro do MTG-RS 2018. Integrante da Comissão Gaúcha de Folclore. Integrante do Departamento Técnico da CBTG biênios 2012 – 2013, 2014 – 2015, 2016 – 2017 e 2018 -2019. (Tropeirismo Biriva e Interpretação Artística), e MTG-RS 2014, 2015 e 2016. (Interpretação Artística).
Palestrante: Milton Linn Júnior
Dançarino e Instrutor de Danças Gaúchas, Danças Birivas, Chula e Danças de Salão a mais de 27 anos nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás. Participante em Diversos Cursos de Danças Tradicionais com Paixão Côrtes e Moacir Gomes dos Santos. Como Avaliador esteve presente em diversos rodeios em todos os estados do sul, destaque para o Fepart, Fecart e Fegadan. Teve trabalhos de destaque com Danças Birivas com o Agrupamento Changueadores do qual é instrutor.
Palestrante: Mário Arruda Antunes
Lageano, Bacharel em Administração. Pós-graduação em Gestão Cultural. Funcionário Público da Fundação Cultural de Lages. Especializados na Gestão de Projetos Culturais. Patrão do CTG Barbicacho Colorado. Vice-presidente da ALCAT Associação Lageana de Cultura, Arte e Tradição. Coordenador da Sapecada da Canção Nativa e Sapecada da Serra Catarinense. Maior Festival de Música Nativa da América Latina. Laçador, Dançador de Chula, de Invernada artística, Declamador, Poeta, Produtor Cultural, Diretor de Espetáculos de Projeção Folclórica, Professor de invernada Artística e de chula.
Palestrante: Lucila Sgarbi Santos
Natural de Bom Jesus/RS. Professora aposentada, formada em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo. Idealizadora e Coordenadora do Seminário Nacional e Encontro do Cone Sul sobre Tropeirismo (SENATRO), que em 2022 está na 15ª edição. Coordenadora do Evento Municípios Originários de Santo Antônio da Patrulha “Raízes de Bom Jesus e São José dos Ausentes” em 2013. Palestrante em vários Seminários e Encontros sul-americanos sobre Tropeirismo. Tem vários artigos publicados na coleção “Raízes – Municípios Originários de Santo Antonio da Patrulha” e nos livros da coleção “Bom Jesus e o Tropeirismo”, organizados juntamente com Véra Lucia Maciel Barroso.
Palestrante: Enedy Fatima Padilha da Rosa
Graduada em História, Pós-Graduada em História do Brasil, Aluna especial Mestrado em História: área de Concentração em Movimentos Sociais na História, Especialista em Pós-Graduada em Arqueologia, Professora aposentada. Responsável pelo Arquivo Histórico Dr. Waldemar Rupp e Museu Histórico Municipal de Campos Novos. Responsável e autora do Projeto: Das Origens ao Pertencimento - Fundação Cultural - Prefeitura Municipal de Campos Novos- SC. Autora de vários trabalhos literários sobre história de Campos Novos, Tropeirismo, Guerra do Contestado e outros temas históricos.
Giovani Primieri
Natural de Capinzal/SC, reside em Campos Novos/SC. Tradicionalista, Instrutor de Danças Gaúchas a 20 anos, Produtor Cultural, Estilista, Patrão do Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição, Diretor de Eventos do MTG/SC e autor do Livro: Indumentária Gaúcha – Dos Bailes Antigos aos Tablados.