Pular para o conteúdo
Início » Blog » Danças Gaúchas: Dos Bailes Antigos aos Tablados – Novo Projeto Promove a Cultura Gaúcha em Campos Novos

Danças Gaúchas: Dos Bailes Antigos aos Tablados – Novo Projeto Promove a Cultura Gaúcha em Campos Novos

O cenário cultural camponovense foi agraciado com o lançamento oficial do projeto Danças Gaúchas: Dos Bailes Antigos aos Tablados, que visa resgatar as tradições das danças gaúchas e apresentá-las à comunidade de forma contemporânea e envolvente. O evento de lançamento aconteceu na última quinta-feira, 13 de março, e contou com a presença de autoridades locais e apoiadores do projeto, incluindo Dhiemis Metz Pinheiro, Secretário da Fazenda e Administração, Elenice Aparecida de Oliveira Fornara, Secretária de Educação e Cultura, Eliamar T. Antunes Mayer, Executiva de Gabinete, Dayana Taize dos Santos Ribeiro, Diretora de Turismo, Átila Carlesso, Diretor de Indústria e Comércio, Gabriela Lopes Schaly, Gestora do Marco Regulatório, representantes da Coopercampos, o vereador Valtori Scollaro, a Presidente do Instituto Humaniza Magna Barp e a Superintendente da Fundação Catarinense de Cultura, Rita Zoldan, juntamente com uma comissão de representantes do Executivo Municipal.

Este projeto é um dos frutos mais recentes do Celeiro da Tradição, entidade que já é referência na preservação da cultura gaúcha na região. Em 2025, o Danças Gaúchas: Dos Bailes Antigos aos Tablados será possível graças a recursos obtidos através da Lei Rouanet, com o patrocínio da Enercan e a coordenação técnica do Instituto Humaniza.

Giovani Primieri, Diretor de Projetos e Instrutor de Danças do Celeiro, ressaltou a importância do projeto para a valorização das danças gaúchas em sua forma mais autêntica. “O nome Dos Bailes Antigos aos Tablados foi escolhido porque, ao longo de nossa jornada, buscamos resgatar as danças que eram praticadas nas casas e galpões rurais, com a beleza da qualidade artística. Não tratamos apenas de folclore, mas de uma projeção dele, de uma forma autêntica de dança que traz o cheiro da terra”, afirmou Primieri.

Além das tradicionais aulas de dança, o projeto incluirá oficinas de declamação, contratação de músicos, confecção de figurinos e diversas outras atividades culturais. O objetivo é ampliar o alcance do Celeiro, que já atende mais de 100 dançarinos e 15 declamadores, representando 75 famílias da cidade, impactando diretamente mais de 300 pessoas e indiretamente toda a população camponovense.

A cultura gaúcha também será celebrada em outros projetos, como o Projeto Chula e Sapateio do programa Alegria de Viver, patrocinado pela Coopercampos, além do Curso de Danças de Salão, aprovado pelo Edital da Política Nacional Aldir Blanc, que vai beneficiar mais de 60 casais que aprenderão as técnicas para brilhar nos bailes da cidade com apoio da Fundação Cultural Camponovense.

Vanderlei Cordeiro Gonçalves, Patrão do Celeiro da Tradição, destacou a importância desses projetos para a comunidade local: “Nosso trabalho vai além das danças. Temos uma enorme responsabilidade com a preservação e disseminação da cultura, não só por meio de nossos dançarinos, mas também com projetos que beneficiaram toda a nossa população, como por exemplo, a digitalização de todas as peças do Museu e das fotografias do Arquivo Histórico, que logo estarão disponíveis gratuitamente, fora a promoção de exposições e espetáculos culturais.”

Com um calendário repleto de ações e participações, o Celeiro da Tradição se prepara para marcar presença em 8 festivais fora de Campos Novos, com destaque para a participação no Festival Nacional FENART, que ocorrerá em julho, na cidade de Cristalina/GO, promovido pela CBTG – Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha.

“Será um ano de muito trabalho e de afirmação da identidade cultural de Campos Novos. Estamos mostrando para o Brasil todo a importância da nossa cidade na preservação e valorização das nossas tradições”, destacou o Vice-Patrão Paulo Lopes.

A população camponovense está convidada a se encantar com as apresentações e a participar dos ensaios e atividades do Celeiro da Tradição. O ano de 2025 promete ser repleto de dança, música e celebração da cultura gaúcha.
Participe do Celeiro da Tradição e viva a alma da nossa cultura em Campos Novos!