Pular para o conteúdo
Início » Blog » Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição conquista seu lugar no pódio no maior evento do estado, o FECART e garante classificação para o FENART – Festival Nacional da Cultura Gaúcha.

Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição conquista seu lugar no pódio no maior evento do estado, o FECART e garante classificação para o FENART – Festival Nacional da Cultura Gaúcha.

Danças tradicionais mirim e juvenil, chula, declamação e poesia inédita estão entre as conquistas desse evento

O Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição participou nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, do FECART – Festival Catarinense de Arte e Tradição, o maior evento artístico do Estado de Santa Catarina.

O evento que está na sua XXV edição, é promovido a cada dois anos pelo MTG-SC e os classificados entre os primeiros colocados, representam o Estado de Santa Catarina no Festival Nacional.

Os concorrentes do Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição, de Campos Novos, fizeram uma brilhante participação, conquistando nas modalidades de Danças Tradicionais Força A,  o  2° lugar na Categoria Mirim, 3° lugar na Categoria Juvenil e 6° lugar na Categoria Veterana.

Segundo Giovani, Instrutor do Celeiro, “Estar no pódio das invernadas campeãs do Estado de Santa Catarina, é sem dúvida um orgulho muito grande para nossa entidade que não tem medido esforços e nem investimentos para enaltecer o talento de nossos artistas e potencializar aquilo que cada um trás dentro de si, que é o amor pela dança e pela arte tradicionalista.

Nós começamos o ano participando do Rodeio Internacional de Vacaria, com as invernadas mirim e juvenil, e desde então seguimos numa constante evolução. Em março iniciamos com a Invernada Veterana, que no FECART fez sua terceira participação em concurso, alcançando seu objetivo que era classificar para a final de domingo. A entidade como um todo vem conquistando a cada evento, um lugar de reconhecimento e destaque, fazendo jus a toda representatividade cultural gauchesca da nossa cidade de Campos Novos.

Vanderlei Cordeiro Gonçalves, Patrão da Entidade, destaca que o grupo vive um momento muito bom, de muita integração entre todos, pais e filhos participando das invernadas, cada um nas suas respectivas categorias, mas favorecendo muito o dinamismo do trabalho, de ensaios de engajamento em prol de um mesmo objetivo. Essa interação tem sido segundo ele, a maior conquista de todas, porque é ela que dá continuidade e torna a entidade um lugar de referência para as famílias camponovenses.

Nas modalidades individuais, o Conjunto Folclórico foi destaque na Declamação, premiando em todas as categorias em que concorreu:

1° lugar Declamação Peão Pré Mirim –  Felipe Zanchett Schimite

1° lugar Declamação Prenda Mirim – Maria Luiza Antunes de Souza

1° lugar Declamação Peão Juvenil – Henrique Nhoato Schizzi

2° lugar Declamação Prenda Mirim – Júlia Perdoncini Lopes

2° lugar Declamação Peão juvenil – João Pedro Vieira da Silva

2° lugar Declamação Peão Adulto – Giovani Primieri

3° lugar Declamação Prenda Juvenil – Mirella Gadler

Ainda nas modalidades individuais, o Celeiro da Tradição conquistou:

1° lugar na Poesia Inédita –  Osmar Ransolin.

2° lugar Chula Veterano – Osnei Scheffer de Oliveira

3° lugar  Chula Veterano – Rafael Goetten

3° lugar Chula Trio Veterano – Osnei Scheffer de Oliveira, Rafael Goetten e Marcos Froner Ferreira.

Conforme informações do MTG-SC, as invernadas artísticas mirim e juvenil, assim como algumas modalidades individuais premiadas, estão classificados para o FENART- Festival Nacional da Cultura Gaúcha, que irá acontecer de 24 a 27 de julho de 2025 na cidade de Cristalina, GO.

As apresentações das Invernadas Artísticas correspondem ao Projeto São João da nossa Tradição II, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, Produtor Cultural Grupo folclórico Celeiro da Tradição, Coordenação técnica do Instituto Humaniza, Patrocínio da ENERCAN, Realização do Ministério da Cultura – Governo Federal