O Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição fez na sexta-feira, 15 de março o lançamento oficial dos Projetos Culturais aprovados para o ano de 2024. O evento aconteceu na sede do Celeiro, e contou com a participação de convidados, autoridades, sócios e agregados.
No total, 05 projetos foram aprovados conforme explanação do Diretor de Projetos Giovani Primieri:
- São João da Nossa Tradição II, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, produtor cultural Grupo Folclórico Celeiro da Tradição, Coordenação técnica do Instituto Humaniza, patrocínio da Enercan, realização do Ministério da Cultura – Governo Federal
- Resgatando Memórias – Fundação Cultural Camponovense – Lei Paulo Gustavo
- Alegria de Viver – Copercampos
- Transporte Para Rodeios – Emenda Impositiva da Bancada do MDB
- Espetáculo São João na Nossa Tradição – Parceria M2M Produções e Fundação Cultural Camponovense – Lei Paulo Gustavo.
Segundo Giovani, cada projeto atende um tipo de arte: a dança, a declamação, a chula, a produção literária… mas sobretudo, cada projeto atende ao grande objetivo do nosso saudoso mestre Paixão Côrtes: DEVOLVER AO POVO O QUE É DO POVO!
Todo esse movimento cultural requer investimentos, matéria humana, profissionais capacitados, pessoas e entidades que carregam o mesmo desejo, de oportunizar aos seu povo o contato com a cultura raiz, com a sua identidade cultural e com seu sentimento de pertencimento, e nenhum desses projetos seria possível se não tivesse a participação das entidades e empresas já citadas, enfatizou Giovani.
Com a palavra, autoridades reafirmaram o compromisso social e cultural com a população camponovense, e a satisfação de ver projetos tomando a dimensão e o reconhecimento além dos limites do município, fazendo história a exemplo do livro de Indumentária Gaúcha, e do Festival da Colheita de Versos, que também na última edição lançou um livro inédito de poesias infantis.
Alessandra Aparecida Fagundes Sartor, Gerente Administrativa da Copercampos, citou a relevância de apoiar através do Projeto Alegria de Viver, o espírito cooperativo, fundamental para que a entidade possa executar de forma integrada, as atividades a que se propõe.
A representante da Enercan, Cleonice Couto destacou o Projeto São João da Nossa Tradição II, que além de dar sequência as aulas de danças tradicionais, oportunizando não só alunos, mas famílias a participarem desse resgate cultural e representarem o município de Campos Novos em eventos do gênero; a importância de dar sequência a esse importantíssimo resgate histórico das Festas de São João, como identidade regional, fundamental como conhecimento transmitido a instituições educacionais formadoras de opinião, através de cursos e agora nessa segunda edição também obra literária específica.
Magna Regina Barp, Presidente do Instituto Humaniza, destacou o trabalho técnico do Instituto que acompanha o Celeiro da Tradição a anos e do empenho de toda a sua equipe em apoiar o Conjunto Folclórico em transformar as ideais em ações relevantes para o meio artístico cultural.
Participaram do Lançamento Oficial, as seguintes autoridades: Alessandra Aparecida Fagundes Sartor – Gerente Administrativa da Copercampos; Magna Regina Barp – Presidente do Instituto Humaniza; Dener Souza, Diretor de Projetos do Instituto Humaniza; Cleonice Couto – Representante da Enercan – Campos Novos Energia; Vanderlei Cordeiro Gonçalves – Patrão do Celeiro da Tradição ; Giovani Primieri – Diretor de Projetos do Celeiro da Tradição, Celina Manfroi Cassiano, Vereadora do Município de Campos Novos.
Alunos representando os respectivos projetos, fizeram algumas apresentações artísticas de Chula e Poesia, encerrando essa noite que marcou o lançamento oficial desses projetos que norteiam todas as atividades do Celeiro da Tradição para o ano de 2024.
Confira algumas fotos do evento.